E-mail temporário: como funciona?

O uso de um e-mail temporário não é exatamente uma novidade no mundo virtual. Eles existem há muito tempo, e são usados para diversas finalidades. Só nos últimos tempos, no entanto, seu uso se tornou mais popular – especialmente em função dos abusos em relação a spams digitais.

Hoje, eles são utilizados para manter anonimato, evitar os spams e proteger sua conta de e-mail pessoal de contatos indesejados. Pode parecer um excesso de cuidado, mas mostraremos uma série de situações nas quais o uso de e-mail temporário pode ser extremamente útil para você.

Entenda como funciona o conceito de e-mail temporário, e como você pode utiliza-lo a seu favor:

No que consiste um e-mail temporário?

Um e-mail temporário nada mais é do que uma conta de e-mail que exige um cadastro mais simples, e que não é pensada para ser utilizada a longo prazo. Muitas vezes, são oferecidos com um endereço confuso, pois sua intenção não é a usabilidade na interação.

Na prática, o serviço funciona como qualquer outro e-mail: recebe e envia mensagens. É possível, no entanto, vincular a conta temporária à sua conta de e-mail padrão, servindo como um “intermediário”. Assim, você pode fazer cadastro em sites ou serviços que exijam um e-mail, mas que você não quer realmente participar.

Todas as mensagens serão encaminhadas para seu e-mail padrão, de forma que você complete o cadastro. Quando tudo estiver pronto e os spams começarem a chegar, você pode simplesmente desvincular o e-mail temporário de sua conta padrão e encerrar aquela versão temporária.

Outra opção de uso é manter o serviço no anonimato. Assim, não é necessário vincular nenhuma conta real ao serviço, e você consegue enviar ou receber mensagens por um curto período de tempo sem correr o risco de passar seu contato para interlocutores indesejados!

Quais são as vantagens de um e-mail temporário?

Entre as principais vantagens do e-mail temporário, destacam-se:

Redução de spams

Tudo que você cadastrar neste endereço ficará perdido para sempre no limbo descartável do serviço temporário – incluindo as enormes quantidades de spam que muitos sites atuais enviam todos os dias. Trata-se de uma excelente maneira de escapar daquelas mensagens indesejadas que parecem chegar no pior momento possível.

Preservação de sua identidade

Se, por qualquer motivo, você precisa utilizar um serviço ou trocar mensagens sem revelar a sua identidade, o e-mail temporário cumpre a tarefa com eficiência. Lembre-se, no entanto, que o anonimato é vedado em nosso país, e pode haver uma série de consequências negativas se você utiliza-lo para cometer ações questionáveis através da tecnologia.

Quais são as desvantagens de um e-mail temporário?

Do outro lado, o uso deste tipo de serviço oferece algumas desvantagens consideráveis. Entre elas, destacam-se:

Impossibilidade de manutenção a longo prazo

Um serviço temporário tem este nome porque é – quem diria? – temporário! Alguns são configurados para durarem no máximo dez minutos, por exemplo, e não há muito o que ser feito além de renovações manuais a cada expiração do período.

Por isso, pode ser difícil lidar com a situação se o endereço passa a conter algo valioso para você.

Risco de perder uma conta que interesse você

Digamos que você utilize o e-mail temporário para criar uma conta em um fórum que exigiu o cadastro, e você pensou que o utilizaria apenas uma vez. Após algum tempo, no entanto, você percebe que o fórum pode ser útil a longo prazo, mas o cadastro foi feito com um endereço temporário.

Se você esquecer a senha que utilizou no cadastro, não será possível recupera-la, obrigando você a criar uma nova conta, perdendo seu histórico de participações naquele fórum. Neste caso, o “arrependimento” pode se tornar um problema sem volta.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply